Chaos+Clarity. Ciência e conhecimento expandindo os limites da saúde. Esse é o universo a ser discutido no TEDMED Live 2018 Simers, evento de inovação e inspiração que acontece neste sábado (17/11). Destinada a médicos e estudantes de Medicina associados ao Simers, a programação ocorre no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, e traz quatro painéis de transmissão exclusiva das palestras que ocorreram durante o TEDMED, na Califórnia.
Esta é a segunda edição do TEDMED Live que tem o Simers como embaixador. Neste ano, o tema “Chaos+Clarity” dá destaque às ideias e respostas transformadoras que surgem do caos. O evento reúne profissionais de destaque internacional de diferentes áreas, que vão dividir suas experiências e apresentar soluções inovadoras para inspirar a imaginação e a criatividade. De curta duração, as transmissões abordam tendências, novas tecnologias, ações disruptivas e uma série de iniciativas que influenciam ou inspiram a Medicina do futuro. Depois de cada sessão, acontecem discussões presenciais conduzidas por expoentes das áreas de tecnologia e medicina.
"Acreditamos que é um evento único para ter um novo e encorajador olhar para a inovação, debater temas e ideias inspiradoras e relevantes que estão mudando o mundo e desafiando a nossa missão de salvar vidas”, destaca a presidente em exercício do Simers, Maria Rita de Assis Brasil.
Com o TEDMED Live2018, o Simers consolida-se como agente de inovação para a categoria, ao investir no desafio de crescer, aperfeiçoar e ampliar seus serviços especializados oferecidos para os médicos. Na busca pela excelência, destaca-se como uma instituição moderna, ativa e envolvida com todos os assuntos relevantes para a saúde.
Programação:
9h - Sessão I
Ideias criativas para melhorar os sistemas de saúde
Este painel enfatiza o acesso e a gestão da saúde. São quatro abordagens diferentes e inovadoras. Seguindo o lema “uma saúde melhor através de parcerias melhores”, demonstra os benefícios do engajamento do paciente e da comunidade com o tema. Joga uma luz na luta pelo acesso ao seguro de saúde e à carreira na área médica pela população carente. Procura eliminar o efeito das disparidades econômicas no tratamento dos pacientes, focando nas necessidades do indivíduo. E usa a economia comportamental para melhorar a maneira como profissionais e pacientes tomam suas decisões.
Jerome Adams - Cirurgião Geral
Denisse Rojas Marquez - Médica e Ativista pela Democratização da Saúde
Mitchell H. Katz - Médico e Advogado de Saúde Pública
David Asch - Economista Comportamental e Diretor Executivo do Penn Medicine Center
11h - Sessão 2
Novas tecnologias para revolucionar tratamentos e beneficiar pacientes
As soluções inspiradoras para melhorar o tratamento de doenças e a qualidade de vida dos pacientes envolvem tecnologia de ponta ou procedimentos de baixo custo. Este painel vai trazer a evolução da robótica e o uso de exosuits, mais discretas e funcionais, para recuperar a mobilidade de pacientes. Bioengenharia para fazer células atuarem de maneira terapêutica para responder a doenças de forma dinâmica. Um tratamento pioneiro que usa a genética para modificar as células T dos pacientes e oferecer um tratamento personalizado contra o câncer. Além de tecnologias simples e baratas, que ajudam a reduzir a mortalidade neonatal em hospitais.
Kathleen O’Donnell - Designer Robótica
Tim Lu - Engenheiro Biológico
Carl June - Oncologista e Pioneiro em Imunoterapia
Queen Dube - Pediatra e Investigadora Neonatal
14h - Sessão 3
Pesquisas relevantes sobre as doenças infecciosas e o cérebro
O painel apresenta estudos avançados que lançam novas compreensões sobre temas fundamentais para a saúde. Como agentes patogênicos podem fornecer pistas sobre futuros surtos de doenças infecciosas. Desvendar os mecanismos que levam espirros e tosses a transmitir doenças, das mais simples e as mais graves. Investigar como o cérebro aprende, codifica e registra informações, através da proteína ARC, homóloga aos retrovírus. Descobrir como o funcionamento dos sistemas neurológico e imunológico é impactado por uma fonte inesperada: o microbioma do intestino.
Daniel Streicker - Investigador de Doenças Infecciosas
Lydia Bourouiba - Cientista em Transmissão de Doenças
Jason Shepherd - Neurobiologista
Sarkis Mazmanian - Médico Microbiologista
16h - Sessão 4
Como nosso comportamento e nossas reações podem afetar a saúde
O último painel traz estudos relevantes, que desvendam como nosso comportamento e nossas atitudes podem afetar o funcionamento do corpo e da mente. Pesquisa que mostra como os conflitos éticos e morais podem influenciar nosso julgamento e distorcer a nossa percepção da realidade. Outro estudo revela como “a praga do perfeccionismo” está afetando a saúde mental dos jovens, promovendo a depressão e, até mesmo, o suicídio. A maneira como verbalizamos, escondemos e lidamos com a dor e o sofrimento é abordada de uma maneira direta e realista, desmistificando o ditado “tudo acontece por uma razão”. O desenvolvimento de programas para auxiliar pacientes de doenças graves e seus familiares a enfrentarem a realidade e descobrirem uma esperança realista para ter mais qualidade de vida também é revelado.
Adam Waytz - Psicológo da Moralidade.
Thomas Curran - Psicólogo da Personalidade
Kate Bowler - Professora e Escritora
Steve Pantilat - Especialista em Cuidados Paliativos